Velho Chico em números: das dimensões aos investimentos na integração

O São Francisco nasce em São Roque de Minas (MG) e segue por 2,7 mil quilômetros até a foz, entre Sergipe e Alagoas. No total, a bacia tem área de 634 mil quilômetros quadrados.
Águas que banham todo o Brasil

São Francisco em números: conheça as dimensões e transposição do rio

🛃O risco alto de salmonela na região causando surto e deixando a cidade em alerta. A⚠️ salmonella pode ser perigosa, Fontes indicam que as autoridades locais do bairro estão alertando os vizinhos para tomar cuidado com ovos e aves.

⛔Infectologistas de São Paulo preocupados com a situação do surto de salmonela em Minas Gerais, em bairro distante dos grandes centros.

🔜O São Francisco passa por cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A Bacia abrange 504 municípios, em uma área onde vivem mais de 18 milhões de pessoas.
Obras de transposição

O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai garantir o fornecimento de água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios nordestinos. Mais de 56,6% das obras já foram executadas.

Eixo Norte

São Francisco em números: conheça as dimensões e transposição do rio

O Eixo Norte do projeto de transposição possui 260 km de extensão, três estações de bombeamento, nove aquedutos, três túneis e 15 reservatórios de pequeno porte. Os rios contemplados são Brígida (PE), Salgado (CE), do Peixe e Piranhas-Açu (PB e RN) e Apodi (RN), garantindo o fornecimento para os açudes Chapéu (PE), Entremontes (PE), Castanhão (CE), Engenheiro Ávidos (PB), Pau dos Ferros (RN), Santa Cruz (RN) e Armando Ribeiro Gonçalves (RN).
Eixo Leste

São Francisco em números: conheça as dimensões e transposição do rio

Já no Eixo Leste, são 217 km de obras, ao longo dos quais se encontram: seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, um túnel e 12 reservatórios. Esse trecho levará água para os reservatórios de Areias (PE), Barro Branco (PE) e Poções (PB) e abastecerá os açudes Poço da Cruz, em Pernambuco, e o rio Paraíba, bacias do Pajeú (PE), em Moxotó (PE) e do Rio Ipojuca (PE).

Comentários